<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • O Estado de São Paulo
    18/02/2011

    Embraer vende à Amil jato para resgate médico

    A Embraer assinou um contrato para a venda de um jato Phenom 300 para a Amil Assistência Médica. A entrega do avião está prevista para o quarto trimestre de 2011, após a certificação suplementar de tipo e a instalação do pacote especial para resgate médico. Segundo a Embraer, esta é a primeira versão para transporte médico do jato executivo Phenom 300, que entrou em operação no Brasil em maio de 2010.

    O avião será operado pela Aeromil, empresa criada em 1993 para administrar o Amil Resgate Saúde, uma estrutura de resgate aéreo e terrestre dedicada ao atendimento de situações de emergência. A nova versão do Phenom 300 será equipada com o sistema PLUS (Patient Loading Utility System), fabricado pela LifePort. O jato será uma verdadeira unidade de tratamento semi-intensivo aérea para pacientes, com dez horas de autonomia de oxigênio, 1 mil watts de potência para equipamentos vitais, sistema de ar comprimido e espaço para ventilador, bomba de injeção de medicamentos, desfibrilador e incubadora neonatal, entre outros itens.

    A Embraer será a responsável por toda a integração dos equipamentos à aeronave, o que inclui novo projeto do interior, certificação adicional junto às autoridades aeronáuticas e montagem. A nova configuração da cabine terá espaço para uma maca de resgate na posição horizontal e quatro assentos para a tripulação médica e acompanhantes. Todos os assentos terão um mecanismo de rotação que possibilitará o posicionamento dos assentos mais próximos à maca, de frente para o paciente, facilitando a execução dos procedimentos médicos necessários durante o voo.

     

     

    Jornal Dia a Dia.com.br
    18/02/2011

    Empresa brasileira quer comprar parte da TAP, diz Patriota

    Uma empresa aérea brasileira estuda comprar uma participação na companhia portuguesa TAP. A informação partiu do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante a visita ao Brasil do chanceler de Portugal, Luís Amado.

    Patriota ressaltou o aumento do mercado brasileiro para a TAP, tanto com a maior frequência dos voos quanto a maior procura de passageiros.

    "Se fala na possibilidade de aquisição de participação de uma companhia aérea brasileira na TAP", comentou o ministro.

    Patriota e Amado ressaltaram que as empresas privadas portuguesas são ainda umas das principais investidoras no Brasil. Para o ministro de Portugal, a crise financeira vivida pelo país não deve reduzir esse fluxo de investimentos.

    Amado destacou, ainda, que no encontro não foi discutida a compra pelo Brasil de títulos públicos da dívida de Portugal.

    Na visita ao Brasil nesta sexta-feira, o chanceler português esteve com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e almoçou com Patriota no Itamaraty.

    VOOS

    Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a TAP representa mais de um quarto do tráfego de passageiros entre Brasil e Europa, com uma fatia de 26,4%. A segunda colocada, de acordo com os dados de 2009 da agência, é a TAM, com 23%.

    A TAP é a companhia estrangeira com maior número de voos diretos entre capitais brasileiras e uma cidade europeia. Ela adotou como estratégia expandir operações com voos a partir de capitais do Nordeste.

    A empresa é destaque ainda no transporte de carga e ocupa o terceiro lugar neste segmento, com um percentual de 15,2%.

    No mercado financeiro e nos jornais portugueses, o nome da Gol figura na lista de interessados no processo de privatização da empresa. O interesse seria uma reação à operação de fusão entre a TAM e a chilena LAN.

    No começo do mês, no entanto, a Gol enviou nota respondendo a um questionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em que diz não ter qualquer fato relevante a divulgar sobre o assunto. 

     

     

    PortakVitrine.com.br
    18/02/2011

    Anac fecha unidade em Porto Alegre

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anuncia, nesta sexta-feira, o fechamento da unidade regional de Porto Alegre. Através de portaria a ser publicada hoje, também serão extintos a unidade de Recife (PE), postos de serviço e o Escritório de Aviação Civil de Curitiba (PR). As unidades regionais terão 60 dias para encerrar expedientes externos e os postos de serviço, 30 dias. A desativação completa ocorre em 180 dias.

    A decisão da Anac surpreendeu entidades ligadas à aviação no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação dos Aeroclubes do Estado do RS, Nelson Riet, anunciou para a próxima segunda-feira uma reunião de mobilização envolvendo ainda o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, contra o fechamento da unidade. Conforme o dirigente, a unidade é a responsável por regularizar a situação de pilotos e comissários, incluindo a realização de exames técnicos. Na opinião de Riet, a inspeção anual de manutenção das de aeronaves, nos aeroclubes e nas empresas também ficam prejudicados. "Tudo isso terá de ser feito no Rio de Janeiro", explicou. Conforme Riet, a Anac peca por não ter um sistema eficiente, onde nem a própria agência entende as suas regras.

    Através de nota, a Anac explicou que a mudança visa aumentar a eficiência dos serviços da agência, que está reestruturando os serviços fora do RJ, São Paulo e Brasília. A mesma portaria cria Escritórios de Aviação Civil (EAC) na capital gaúcha e em Belo Horizonte (MG), Macaé (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA). "Os novos escritórios realizarão trabalhos essenciais junto aos regulados nessas regiões e contarão com efetivo adequado para as demandas locais, dispensando o suporte da área administrativa", justificou a mesma nota da Anac.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>