<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Panrotas
    15/02/2011

    Anac tem site reformulado para facilitar acesso

    Além de ganhar nova identidade visual, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teve a homepage remodelada, passando a oferecer uma navegação orientada para o usuário e segmentada para cada um dos públicos. Objetivo: disponibilizar serviços para que não seja necessário o deslocamento até a Anac.

    Passageiros ganham uma área especialmente dedicada a eles com informações sobre documentos para embarque, bagagens, acessibilidade, direitos com relação ao transporte aéreo e dicas para uma viagem tranquila e um canal de comunicação direta.

    Os profissionais da aviação civil encontram agilidade no processo de solicitação de licenças e habilitações, resultados de exames e desbloqueio de carteiras de habilitação para tripulantes.

    Consultas a disponibilidade dos aeroportos, gerenciamento da segurança operacional e informações sobre autorizações de voos domésticos e internacionais poderão ser acessadas pelas empresas aéreas.

    Confira: www.anac.gov.br

     

     

    O Globo
    15/02/2011

    Liminar suspende restrições no Santos Dumont
    Cláudio Motta

    As restrições impostas ao número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, que deveriam vigorar a partir desta quinta-feira, não vão valer, por enquanto. A lnfraero conseguiu na última sexta-feira, uma liminar, junto à Justiça Federal, para manter os horários e número de voos atuais. A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (lnea), Marilene Ramos, disse que vai recorrer da decisão e aumentar o rigor das exigências ambientais para permitira operação no aeroporto. Segundo Marilene, será feito novo estudo sobre o barulho dos aviões em bairros vizinhos e o Inea exigirá que os níveis de ruído sejam controlados.

    — Queremos garantir que o ruído produzido pelos aviões na rota 2 (que passa sobre os bairros da Zona Sul), que incomoda a vizinhança do aeroporto, fique dentro dos limites aceitáveis. Além de agir judicialmente, vamos fazer uma averbação na licença de operação, explicitando a necessidade de a operação do aeroporto limitar o ruído aeroportuário. Se (o limite) não forem função do número de voos, será em função do nível de ruído. Pode atrasar, mas acho que a lnfraero não escapará e (o limite) poderá ficar ainda restrito — disse Marilene.

    Barulho em seis bairros será medido daqui a dez dias

    O estado vai contratar uma equipe especializada para medir, daqui a cerca de dez dias, o barulho de aviões em seis bairros: Santa Teresa, Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Cosme Velho e Urca. O lnea tinha estabelecido que as operações de pouso e decolagem deveriam ser reduzidas de 23 por hora para 14 por hora nos intervalos entre 6h e 8h e entre 20h e 22h30m.

    A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo, Regina Chia radia, lamentou a liminar que suspende as restrições à operação do Santos Dumont:

    — Acho um desrespeito. Quando um avião passa na rota 2, o barulho é enlouquecedor. Recebo muitas reclamações.

    O juiz que assinou a liminar, Marcello Enes Figueira, explica que identificou uma sobreposição de competências:

    — Não afirmei nada conclusivamente. Duas condições impostas pelo Inea aparentemente eram tema de regulação da Anac (Agência Nacional de Avião Civil). Ainda sequer ouvi o Inea, que será citado para apresentar contestação. A decisão foi tomada por conta do risco imediato. Dependendo do que o Inea alegar, a Infraero pode ter direito à replica e, salvo engano, sentença. Antes do final do ano, será resolvido.

    Procurada pelo GLOBO. a lnfraero emitiu nota afirmando que a movimentação de aeronaves é regulada pelo órgão e fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac). A Anac não se pronunciou sobre o caso, informando que a liminar foi concedida em favor da lnfraero.

     

     

    Valor Econômico
    15/02/2011

    Fluxo de passageiros cresce 16,4% e marca a menor taxa em 18 meses
    Alberto Komatsu

    O transporte aéreo de passageiros no país cresceu 16,43% em janeiro, diante de igual período do ano passado. Apesar do bom resultado, é a taxa mais baixa desde julho de 2009, quando a demanda doméstica teve expansão de 9,43%. Desde o último trimestre de 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem destacado a desaceleração do tráfego de passageiros, após meses consecutivos de crescimento acima de 20%. A oferta de assentos teve alta de 13,80%.

    Especialistas e executivos do setor têm notado a perda de velocidade do ritmo de crescimento dos voos domésticos. Eles estimam que neste ano a demanda por voos domésticos vai ficar em torno de 15%, depois de ter registrado crescimento de quase 23,5% em 2010, o melhor resultado desde 2005.

    "Mais do que a desaceleração, os dados mostram que ainda há um forte crescimento da demanda, impulsionada pela saúde da economia e pela política de preços das companhias", afirma o especialista em aviação da consultoria Bain & Company, André Castellini.

    Os dados da Anac também mostram a continuidade da perda de fôlego do duopólio TAM / Gol. Juntas, elas responderam por 80,62% da demanda doméstica em janeiro. No mesmo mês de 2010, a fatia conjunta era de 84,04%.

    Avianca Brasil, Azul, Trip e Webjet viram a sua participação conjunta passar de 15,24% para 18, 32%, na comparação entre os meses de janeiro, um crescimento de 3,08 pontos percentuais, enquanto a fatia de TAM e Gol recuou 3,42 pontos na mesma comparação.

    O levantamento da demanda doméstica no mês passado indica, ainda, que aumentou a distância entre a líder TAM e a Gol. A primeira teve fatia de 43,35% diante dos 37,27% da segunda, ou uma diferença de 6,08 pontos percentuais. Em janeiro de 2010, a diferença era de 2,02 pontos percentuais, pois a TAM tinha 43,03% de participação, enquanto a Gol tinha 41,01%.

    "Essa diferença vem de uma maior agressividade na oferta da TAM e na sua política comercial", diz Castellini. A oferta de assentos da TAM cresceu 12,31% em janeiro e a da Gol teve expansão de 3,87%.

    O fluxo de passageiros em voos para fora do Brasil registrou expansão de 11,48% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2010. A oferta de assentos cresceu 14,11% na mesma base de comparação. A TAM respondeu por 85,20% do fluxo de passageiros transportados, seguida pela Gol, com 13,35%.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>