<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Aeroin
    13/05/2024

    Pilotos de avião Boeing 737 iraquiano pousam em pista fechada enquanto operários estavam trabalhando
    CARLOS FERREIRA

    Um Boeing 737-800 da Iraqi Airways, perfazendo o voo IA-113, proveniente de Najaf, no Iraque, pousou numa pista fechada (a 11L) no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã, no dia 1 de maio de 2024. A aeronave estava autorizada a aterrissar na pista 11R, mas aterrou erroneamente na pista vizinha por volta das 16:40, hora local.

    O avião completou a paragem sem incidentes adicionais e depois realizou uma manobra de cerca de 135 graus para sair da pista pela saída de alta velocidade.

    Como informa o The Aviation Herald, informações iniciais sugerem que a tripulação, acostumada a pousar na pista 29R, ficou confusa quando a pista foi alterada para a 11R. A pista 11L/29R estava fechada e sinalizada como tal devido a obras em andamento, com trabalhadores atuando nas cabeceiras da pista.

    Não houve feridos nem danos à aeronave decorrentes incidente e o Conselho de Investigação de Acidentes do Irã (AAIB) abriu um inquérito para investigação do incidente.

    No dia 8 de maio de 2024, o The Aviation Herald recebeu o relatório preliminar do AAIB iraniano, tanto em persa como em inglês. De acordo com o relatório, o voo foi autorizado pelo controlador de radar a seguir o padrão normal de chegada, a STAR 1-2, SAV 1R. Posteriormente, a tripulação anunciou que precisaria fazer uma órbita para perder altura, mas o controlador pediu que descessem de acordo com o perfil estabelecido, ao qual a tripulação concordou.

    O controlador de torre autorizou a aterrissagem na pista 11R, informando ao piloto a condição de vento de 120 graus a 18 nós. O comandante confirmou primeiro a “pista 11R” e, em seguida, imediatamente “pista 11L”, mas o controlador falhou em perceber a última leitura errada. Logo em seguida, o voo aterrou na pista não autorizada 11L, que estava fechada para obras, e entrou na taxiway antes de chegar à área de obras.

     

     

    Aeroin
    13/05/2024

    Empresa aérea europeia abrindo filial no Brasil, Avion Express chega à Fase 3 de certificação na ANAC
    MURILO BASSETO

    A Avion Express Brasil, filial do Grupo Avia Solutions, baseado na Lituânia, informa que começou a Fase 3 do processo de certificação para obter seu Certificado de Operador Aéreo (COA no Brasil, ou AOC na sigla em inglês). Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a finalização da Fase 2 do processo de certificação.

    A nova empresa aérea baseada no Brasil afirma que espera receber nas próximas semanas o feedback sobre seus manuais e outra documentação já submetidos à ANAC. Isso deve levar à conclusão bem-sucedida da Fase 3 e à finalização do processo de certificação ainda neste ano, permitindo que a companhia aérea inicie operações ACMI no 4º trimestre de 2024.

    Com 19 anos de operações, a Avion Express, uma companhia aérea que disponibiliza aviões para aluguel por contrato do tipo ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro), possui dois AOCs – emitidos por Lituânia e Malta. A companhia aérea empreendeu um ambicioso projeto de expansão para fortalecer sua presença no mercado latino-americano com sua subsidiária no Brasil, seguindo recentes colaborações com parceiros aéreos em outros países da região, incluindo México, Chile e República Dominicana.

    Portanto, vale sempre ressaltar, ela não realizará operações próprias de transporte aéreo no Brasil, mas apenas terá aeronaves de registro brasileiro para operá-las em nome de outras empresas que contratem seus serviços ACMI.

    Darius Kajokas, CEO da Avion Express, destaca a intenção estratégica da empresa de expandir sua presença global. Ele afirma: “A Avion Express se estabeleceu firmemente na Europa, e para garantir que continuemos crescendo, nosso foco estratégico nos últimos anos se estende a outros mercados, incluindo as Américas, Ásia, África e outras regiões. ACMI seria um modelo de negócios bastante novo no mercado brasileiro, que tem mais de 100 milhões de passageiros por ano. A Avion Express Brasil pretende iniciar operações com até 10 aeronaves, com planos de expandir para 25 aeronaves até 2027/2028.”

    Especializada em operações ACMI de aeronaves de corredor único, a Avion Express opera atualmente uma frota de mais de 50 aeronaves da família Airbus A320. As clientes da Avion Express incluem as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM, do Grupo British Airways, do Grupo Lufthansa, SKY Airline, SunExpress, TUI, VivaAerobus, Wizzair e muitas outras. A empresa atualmente possui uma equipe de mais de 1.700 profissionais e mais de 17 bases globalmente.

    A Avion Express faz parte do Avia Solutions Group, o maior grupo de empresas de serviço ACMI do mundo, que opera uma frota de 212 aeronaves. As empresas pertencentes ao grupo também fornecem uma variedade de outros serviços de aviação, como reparo de aeronaves, treinamento de pilotos e tripulação e assitência em solo.

    Informações do Avia Solutions Group. Para ler mais notícias sobre a Avion Express, clique aqui.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>